E-mail

[email protected]

Os parâmetros de classificação dos tipos de pele tiveram início no século passado, com Helena Rubenstein que criou a célebre classificação da pele, em Seca, Oleosa e Mista, que posteriormente ganhou nomes mais técnicos como; Alípica, Lipídica e Seborreica, mas ainda continua sendo muito utilizada como a única forma de classificar os tipos de pele. Existe também a classificação de pele criada por Fitzpatrick em 1975, que avalia o fototipo da pele mediante o grau de sensibilidade à exposição solar, e a escala criada pelo Dr. Richard Glogau (escala de Glogau), sendo a escala de avaliação padrão usada por médicos em todo o mundo para avaliar linhas de expressão, rugas e danos do sol (1).

Porém, após analisar a pele de cerca de 1.400 pacientes a chefe do centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, Dra. Leslie Baumann propôs uma classificação mais detalhada, dividindo a pele em 16 tipos, considerando o grau de hidratação (oleosa, seca, mista), a sensibilidade (mancha facilmente, fica irritada, o que a torna sensível ou resistente), pigmentação e textura (relacionada à maior tendência ao envelhecimento precoce).

A classificação de Baumann foi publicada em um livro (Skin Type Solutions) que logo virou Best Seller. Difundindo uma nova maneira de ver os tratamentos dermatológicos e cosméticos.

Como esteticista, acredito que devemos sempre estar alinhados com o que pode nos trazer precisão e qualidade na avaliação, escolha de cosmética complementar e tomada de decisão nos tratamentos. Por isso resolvi compartilhar com meus caros colegas um pouco sobre o que aprendi no livro da Dra. Baumann.

Então vamos ao sistema de classificação…

Legenda:
Oily (O) Oleosa (O)
Dry (D) Seca (D)
Pigmented (P) Pigmentada (P)
Wrinkled (W) Enrugada (W)
Tight (T) Firme (T)
Non pigmented (N) Não Pigmentada (N)
Resistant (R) Resistente (R)
Sensitive (S) Sensível (S)

OSPW – A pele oleosa, sensível, pigmentada e enrugada é caracterizada tanto por acne, vermelhidão facial (rubor), freqüente irritação. Estes problemas inflamatórios são muitas vezes seguidos por escurecimento da pele nas áreas das acnes ou irritação da pele. Hipercromias como Melasma e Efélides, podem ocorrer. Este tipo de pele tem tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou passados, que podem incluir a exposição ao sol ou tabagismo. Produtos de cuidados com a pele devem conter protetor solar, nutrientes, despigmentantes, antioxidantes e antiinflamatórios (2).

OSPT – Oleosa, sensível, pigmentada e firme (não enrugada) da pele é caracterizada por acne ou vermelhidão facial, rubor, irritação. Estes problemas inflamatórios são muitas vezes seguidos por escurecimento da pele nas áreas da acne ou irritação da pele. Hipercromias como Melasma e Efélides, muitas vezes ocorrem. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas do que outros tipos devido ao aumento da pigmentação da pele que protege a pele do envelhecimento e / ou por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, nutrientes, despigmentantes, e os antiinflamatórios. Importante conscientizar o cliente a não manipular a pele com as próprias mãos, mas submeter-se a limpeza de pele periódica com profissional habilitado (2).

OSNW – Pele oleosa sensível, não pigmentada e enrugada é caracterizada por acne ou vermelhidão facial, rubor e irritação. Este tipo de pele tem menor concentração de pigmento, portanto, menor proteção natural e maior tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou passados, que podem incluir a exposição ao sol ou tabagismo. Produtos para cuidados com a pele devem conter filtro solar, nutrientes, antioxidantes e antiinflamatórios (2).

OSNT – A pele oleosa, sensível, não pigmentada e firme (não enrugada) é caracterizada por acne ou vermelhidão facial, rubor, e irritação. Este tipo de pele tem uma menor tendência a rugas por causa de bons hábitos de vida, como evitar a exposição solar e o tabagismo. Produtos de cuidados com a pele devem conter filtro solar, nutrientes, antioxidantes e antiinflamatórios (2).

ORPW – A pele oleosa, resistente, pigmentada e enrugada raramente sofre de sensibilidade tais como acne, vermelhidão facial. No entanto, hipercromias como Melasma e Efélides, podem ocorrer. Este tipo de pele tem uma tendência a enrugar devido aos hábitos de vida atuais ou do passado, como aumento da exposição solar ou tabagismo. Essa pele tem uma barreira forte de proteção, então dê preferência para os produtos com maiores concentrações de ativos. Produtos de cuidados com a pele devem conter filtro solar, hidroxiácidos, nutrientes, despigmentantes e antioxidantes (2).

Continua…

Ps. Preferencialmente compartilhe esta postagem, mas caso queira copiar, favor citar a fonte.

Texto e Tradução: Prof. Ricco Porto.

Compartilhe esse Texto

Ricco Porto

Esteticista e Cosmetologo. Pós Graduado em Estética Facial e Corporal, Gestão e Docência em estética, Educador, Pós graduado em Docência do Ensino Superior. Mestrando em Educação. Membro representante da Federação Mundial de Massoterapia (World Massage Federation) desde 2014. Sendo a primeira escola Brasileira com esse título. Docente em cursos de Estética e Massoterapia, atuando como profissional dessas áreas há mais de 17 anos. Palestrante Internacional em Workshops, Simpósios e cursos. Diretor do Instituto Ricco Porto desde 2007.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *