E-mail

[email protected]

Gostaria de iniciar registrando meu respeito por todos os meus colegas, profissionais da área da saúde, ressaltando ainda que este texto não tem a intenção de menosprezar nenhuma categoria aqui citada, até mesmo porque os erros foram pontuais e de maneira nenhuma colocam em cheque a competência das categorias como um todo.

A mídia no Brasil tem um grande poder de influência sobre a opinião pública, desde moda ás mais variadas tendências, chegando à saúde.
É comum vermos até mesmo as pessoas de um modo geral e empresas utilizando dessa credibilidade para validar a eficácia de seus produtos.

Quem nunca ouviu as frases “Como visto no Fantástico”, “Assisti isso na novela”, “Funciona, passou no Globo repórter”, “Eu vi no bem estar” ou somente “Passou na televisão”.

Acontece que mesmo “bem intencionados” os programas que se propõem a ensinar conceitos científicos de forma simplificada tem falhado em vários níveis. Desde oferecer informações incompletas e contraditórias, a citar informações equivocadas sobre temas de saúde pública.

Os erros mais comuns são;

• Profissionais falando de áreas que das quais não são especialistas
• Pessoas leigas tratando de assuntos relacionados à saúde
• Profissionais reproduzindo velhos mitos sem comprovação científica
• Convicções pessoais sendo repassadas como fatos
• Informações superficiais que geram confusões na cabeça da população (informações de interpretação dúbia)

Citarei aqui a saga de algumas categorias de profissionais da saúde que têm sido afetadas pelas desinformações que os programas de TV e novelas têm transmitido em rede nacional.

FISIOTERAPEUTAS

A polêmica começou após a sequência, veiculada no capítulo da novela “Morde e Assopra”, em que o menino Rafael (Henry Fiuka) inicia tratamento fisioterapêutico com o personagem Renato (Fernando Roncato), que é apresentado como enfermeiro e auxiliar de fisioterapia.
Os fisioterapeutas organizaram um manifesto, onde milhares de internautas pedem uma retratação da TV Globo sobre o assunto. O Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) postou em seu site uma nota de repúdio à cena afirmando que “a fisioterapia é uma profissão de nível superior regulamentada por lei” e que seu exercício “é exclusivo dos profissionais graduados em curso superior de fisioterapia”.

Questionado se pretendia fazer alguma alteração na trama para acabar com o mal entendido, o autor Walcyr Carrasco declarou que não haveria alteração porque nunca houve trama envolvendo essa situação. “Foi apenas uma cena sobre um menino que tem leucemia e é ajudado pelo enfermeiro dentro de suas possibilidades.”

Minutos depois, em sua conta no microblog Twitter, Carrasco, pressionado pelo que chamou de “patrulha”, disse que iria esclarecer melhor o assunto. E ironizou: “Vou escrever a história de uma fisioterapeuta psicopata que entorta as pessoas em vez de tratar!” (1)

VETERINÁRIOS

O Programa Bem Estar de 10 de Abril de 2011 abordou o assunto Toxoplasmose, tamanha repercussão negativa de uma cena da novela “Insensato Coração” sobre gravidez, gatos e a doença. Infelizmente o programa de saúde reforçou os erros da novela, o que já pode ser visto na primeira pergunta do apresentador ao infectologista e veterinária presentes:

“A Carol tinha razão, era um gato de rua, ela tá grávida, ela realmente não deveria pegar nesse gato, né?” Sim, responde a veterinária.

Essas afirmações indignaram veterinários e protetores de animais que as classificaram como irresponsáveis, sendo algo que só estimulariam ainda mais o preconceito contra os animais, supostamente causadores de doenças para humanos.

Segue trechos do texto que a Presidente-fundadora da Sociedade Educacional “Fala Bicho” Sheila Moura publicou em seu blog, “O Grito do Bicho”:

“O conceito é tão arcaico que chega doer a alma quando pressupomos que a TV Globo representa a modernidade e o máximo na informação. Não vencemos, não nos ouviram, ignoraram nossas informações corretas e mantiveram a imbecilidade, reforçada por um programa que deveria promover o real Bem Estar” (2).

“Enquanto isto, milhares de gatos e outros animais são vítimas das maiores crueldades porque são considerados transmissores de doenças. Quem sofre com tudo? Nós, que os socorremos e nos destruímos EMOCIONALMENTE pelas injustiças corroboradas pela ignorância, desconhecimento e poder de uma emissora de TV como a Globo” (2).

Vidotto e colaboradores em pesquisa relatam a infecção por três vias principais: ingestão de cistos em carne crua ou mal cozida, a ingestão de oocistos esporulados e a via transplacentária (3).
Ou seja, se você primeiro de tudo, cuidar da suade do seu felino, não praticar canibalismo com o bichano, não comer as fezes do seu gato, e sempre lavar as mãos após manusear estas fezes, você não será infectado, não por tocar no gato contaminado.

PSIQUIATRAS & PSICÓLOGOS

No “Domingão do Faustão” o apresentador aproveitou a presença da psicóloga no programa para comentar o caso de Adam Lanza, de 20 anos, que matou a própria mãe, 20 crianças e outros seis adultos em uma escola em Connecticut, nos EUA. A psicóloga disse que tinha lido que Adam Lanza era um Asperger. “O Asperger é um tipo de autismo.

Não é aquele autismo tradicional, que a pessoa não faz contato e às vezes não consegue aprender. O Asperger faz contato e às vezes ele é considerado uma pessoa inteligente”, declarou (4).

O apresentador questionou se esse tipo de crime não poderia ser prevenido se os pais fossem capazes de notar comportamentos estranhos nos filhos precocemente. “Tem mãe que é cega”, respondeu a psicóloga (4).

A jornalista e publicitária Andrea Werner Bonoli, mãe de um garoto diagnosticado com autismo e autora do blog Lagarta Vira Pupa, recebeu centenas de mensagens de mães após o programa. Segundo os relatos, várias crianças que têm o transtorno ficaram com medo de ser confundidas com assassinas. Uma chegou a perguntar para a mãe, depois de ouvir a psicóloga: “Vou matar uma pessoa quando crescer?” (4).

O psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituo de Psiquiatria da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Diz que é natural que as pessoas tentem atribuir algum problema mental a uma atitude abominável como matar crianças inocentes. Mas o médico é categórico: um Asperger (ou “Aspie”, apelido carinhoso para quem tem a síndrome) jamais cometeria um ato como o de Connecticut. “Eles são ingênuos e têm uma fixação por seguir regras e leis”, conta Vadasz. “Não existe, na literatura, nenhum relato associando a síndrome a crime”, enfatiza o psiquiatra, que já atendeu mais de 3.000 autistas (4).

MÉDICOS MASTOLOGISTAS/ONCOLOGISTAS

No dia 03 de Abril de 2012 o médico (Ginecologista) do Programa “Bem Estar” enfatizou que “Quando você identifica o nódulo, esse tumor está com você há pelo menos oito anos” Generalizações desse tipo não são confirmadas por especialistas.

Mas o que mais indignou os ouvintes foi a seguinte afirmação (exatamente como está escrito);

“O que menos dá no câncer é dor. Quando você descobre um “nódulozinho” na mama e ele dói, principalmente antes da menstruação – Pronto, não preocupa o médico!”(5).

Porém segundo Dr. Dráuzio Varella (que dispensa apresentações)
“… outros sintomas devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, DOR e a presença de líquido nos mamilos” (6).

Se um médico menospreza em rede nacional um dos sintomas de uma doença tão séria como o câncer, essa informação pode atrasar a busca pelo diagnóstico precoce e trazer conseqüências sérias em um tratamento tardio.

ESTETICISTAS

É claro que não poderia deixar de falar da clássica;

“DRENAGEM LINFÁTICA COM DESENTUPIDOR DE PIA”

Esta matéria sobre drenagem linfática usando um simples desentupidor de pia foi ao ar no programa “Hoje em Dia” na TV Record, no dia 01/3/2013.

Na ocasião a linfoterapeuta ensina um método caseiro pra todo mundo se “drenar” em casa; “A primeira dica é fazer a auto drenagem no banho, pois segundo ela é muito importante o auxílio da água”. A terapeuta faz um comparativo entre a lavagem e a eliminação das toxinas, onde os 400 gânglios linfáticos do nosso corpo seriam os ralinhos por onde escorrem as toxinas.

“Quando os ralinhos não funcionam bem, com toda a sujeira e o lixo da rua, assim como o sistema de esgoto e encanamento da casa e da cidade, ocorrem entupimentos no corpo, por isso o desentupidor de verdade pode ajudar. O desentupidor pode fazer a pressão nos gânglios, ajudando na faxina corporal, nos principais conglomerados ganglionários: na virilha, no estômago e nas axilas” (7).

Sobre essa reportagem, é tão absurda a teoria que sinceramente eu não sei nem o que dizer.

Entretanto, vou deixar aqui uma breve definição de Drenagem Linfática Manual de um dos maiores linfoterapeutas do Brasil, Orlando Sanches; “Quando falamos em Drenagem Linfática, dizemos de uma técnica que consiste em diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves. Utilizando-se das mãos do terapeuta, imita os movimentos naturais do nosso corpo, fazendo com que o Sistema Linfático tenha maior agilidade em seu funcionamento, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células” (8).

CIRURGIÕES DENTISTAS

Impulsionados pelas informações vinculadas no programa Bem Estar, da TV Globo, na manhã de 23 de agosto de 2013, a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), entidade de classe com mais de 100 anos de história, e uma das principais associações de Odontologia do país, com mais de 40 mil associados lançou uma nota de repúdio ao programa.

Seguem trechos da nota:

“Lamentavelmente, uma pergunta encaminhada ao programa de uma telespectadora sobre anestesia para a retirada dos dentes do siso foi respondida por um médico (ou seja, um colega da área da saúde, porém não da área da Odontologia) de maneira errônea e vexatória para com os profissionais da Odontologia. Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece. Tornou-se uma desconfortável rotina ver médicos, profissionais muito competentes nas suas áreas de atuação, respondendo à questões relacionadas à Odontologia no programa Bem Estar’’ (9).

‘’No episódio desta manhã, um médico convidado pelo programa respondeu a esta telespectadora que estava ansiosa com a iminente extração de um siso dizendo que o ‘dentista poderia acertar um vaso sanguíneo o que levaria ela a ter uma convulsão na cadeira odontológica. Procure um anestesista para tirar suas dúvidas!’. Tal colocação, feita por um médico em rede nacional, denigre a imagem de nós, Cirurgiões-Dentistas, profissionais capacitados não apenas a responder a esta questão de maneira esclarecedora, como também totalmente habilitados a realizar tal procedimento sem risco algum à saúde do paciente’’ (9).

“O risco de acontecer qualquer acidente durante uma extração dentária existe, mas é muito pequeno desde que observadas as técnicas corretas e, principalmente, se for feita uma boa anamnese, protocolo que nós, odontólogos, somos ensinados a realizar desde a graduação. Além disso, o Cirurgião-Dentista é o profissional da área da saúde especialista na saúde bucal, portanto, bem instruído, capacitado e amparado legalmente para a realização de procedimentos anestésicos como o citado no programa” (9)

NUTRICIONISTAS

Mais de uma vez o programa “Bem Estar” divulga informações sobre a substituição de refeições por “Shakes Nutritivos” na matéria intitulada “Shakes para emagrecer podem ser usados a longo prazo”. O vídeo foi publicado em 04/11/2013 e pode ser facilmente encontrado no site do próprio programa (10).

Vou reproduzir abaixo parte do diálogo entre os dois ENDOCRINOLOGISTAS do programa e os apresentadores o citado vídeo;

Endocrinologista A: O Shake é completo do ponto de vista nutricional, e ele tem bem menos calorias do que uma refeição. Então é uma maneira fácil de substituir uma refeição, e para as pessoas que querem emagrecer eu acho muito interessante”

Apresentadora: Mas eu posso decidir por conta própria isso ou eu tenho que consultar um médico?

Endocrinologista A: Não, eu acho que não tem grande problema por conta própria você decidir”

Endocrinologista B: É claro que tendo a orientação de um medico e um nutricionista a pessoa tende a usar de uma maneira mais correta né?!”

Apresentador: Ai você fica entusiasmado já troca também o jantar troca o almoço e o jantar pelo Shake”

Apresentadora: Tem problema, pode trocar uma segunda refeição pelo Shake?

Endocrinologista A: Pode, você sabe que para aquelas pessoas muito obesas, um dos tratamentos que se faz , é fazer durante algumas semanas uma dieta só com shakes, e não é o fim do mundo (10).

Porém, tempos depois o próprio programa bem estar publicou uma reportagem com o título “Entenda os riscos do uso inadequado de ‘shakes’ e chás para emagrecer” e subtítulo “Dietas de baixas calorias por conta própria podem causar danos à saúde. Jovem do ES perdeu movimento das pernas por déficit de vitamina B1” (10).

Veja um trecho da reportagem:

“O G1 mostrou a história da auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, que perdeu temporariamente o movimento das pernas por uma beribéri hipovitaminose causada pela falta de vitamina B1, responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.

Médicos afirmaram que a paralisação de estímulos às pernas foi causada após Karina consumir por oito meses “shakes”, chás e remédios para emagrecimento.

Segundo a médica endocrinologista da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ex-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Rosana Radominski, a forma como foi feita a dieta foi errada. “Ela fez sem orientação nutricional, usou o shake de forma inadequada e fez uma dieta desequilibrada” (11).

Segundo a nutricionista Simone Martens, eles têm uma quantidade incompleta de nutrientes e não fornecem toda a energia que o organismo necessita para se manter equilibrado (11).

“É também perigoso trocar uma das refeições principais por shakes. O quadro se agrava facilmente quando duas principais refeições são substituídas por esses produtos”, disse ela (11).

Além do risco de insuficiência de vitaminas B1, podem ocorrer hipovitaminoses das vitaminas A, B12, C, D, e de minerais como ferro e zinco. A ausência desses elementos provocam desde problemas de visão e falta de concentração, a raquitismo e anemia (11).

Mas quem havia incentivado a prática indiscriminada quatro meses antes? O próprio programa!

Incoerente não?

Nossa batalha enquanto profissionais de saúde na desconstrução de velhos mitos arraigados na mente dos pacientes já é árdua, imagina com um veículo de grande influência na opinião pública tornando tudo mais difícil? Não quero de maneira nenhuma tirar o mérito dos programas que quando estão devidamente assessorados fazem matérias fabulosas. Porém todo cuidado é pouco quando o assunto é SAÚDE.

Devemos tomar consciência de nosso papel na atuação multidisciplinar, sabendo qual é o nosso limite legal e ético para a atuação, e não avançando em áreas que não nos diz respeito, seja em informação, seja em atuação prática. Isso serve para TODOS, mesmo os que se julgam acima do bem e do mal.

Ps. Preferencialmente compartilhe o texto, mas caso queira copiar, favor citar referência do autor. Prof. Ricco Porto e link original da postagem.

Referências:
1. NOTÍCIAS UOL: FISIOTERAPEUTAS PROMOVEM BOICOTE CONTRA A NOVELA MORDE E ASSOPRA. Disponível em: http://televisao.uol.com.br/novelas/morde-e-assopra/2011/09/01/fisioterapeutas-promovem-boicote-contra-a-novela-morde–assopra.jhtm

2. O GRITO DO BICHO: PROGRAMA DE SAÚDE DA GLOBO REFORÇA ERRO DA NOVELA. Disponível em: http://www.ogritodobicho.com/2011/04/programa-de-saude-da-globo-reforca.html

3. VIDOTTO O., NAVARRO I.T., GIRALDI N., MITSUKA R. & FREIRE R.L. 1990. Estudos epidemiológicos da toxoplasmose em suínos da região de Londrina, PR. Semina, Curitiba, 11(1):53-59.

4. NOTÍCIAS UOL: PROGRAMA DO FAUSTÃO DEIXA MÃES DE AUTISTAS E ESPECIALISTAS INDIGNADOS. Disponível: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/12/20/programa-do-faustao-deixa-maes-de-autistas-e-especialistas-indignados.htm

5. MUITA FORÇA NA PERUCA: INDIGNAÇÃO – ATÉ ONDE OS PROGRAMAS DE TV SOBRE SAÚDE SÃO CONFIÁVEIS? Disponível em:http://muitaforcanaperuca.blogspot.com.br/2012/04/indignacao-ate-onde-os-programas-de-tv.html

6. SITE DR. DRAUZIO VARELLA: CANCER DE MAMA. Disponível em:http://drauziovarella.com.br/mulher-2/cancer-de-mama/cancer-de-mama/

7. BLOG DO DESENTUPIDOR: TRATAMENTO DE BELEZA E DRENAGEM USANDO DESENTUPIDOR. Disponível em: http://desentupidor.blogspot.com.br/2013/09/tratamento-de-beleza-e-drenagem.html

8. REVISTA PERSONALITÉ: NA BUSCA PELO RESULTADO FINAL PACIENTES DE CIRURGIA PLASTICA NÃO PODEM ESQUECER DOS CUIDADOS PARA UMA BOA RECUPERACÃO. Disponível em: http://www.revistapersonalite.com.br/site/na-busca-pelo-resultado-final-pacientes-de-cirurgia-plastica-nao-podem-esquecer-dos-cuidados-para-uma-boa-recuperacao/

9. APCD CENTRAL: NOTA DE REPÚDIO AO PROGRAMA BEM ESTAR. Disponível em: @[UzpfSTE2MTU5NzQzNzIyNzE3NTo1NDQyNTc4NzU2Mjc3OTQ=:@[UzpfSTE2MTU5NzQzNzIyNzE3NTo1NDQyNTc4NzU2Mjc3OTQ=:@[UzpfSTE2MTU5NzQzNzIyNzE3NTo1NDQyNTc4NzU2Mjc3OTQ=:@[UzpfSTE2MTU5NzQzNzIyNzE3NTo1NDQyNTc4NzU2Mjc3OTQ=:@[UzpfSTE2MTU5NzQzNzIyNzE3NTo1NDQyNTc4NzU2Mjc3OTQ=:@[UzpfSTE2MTU5NzQzNzIyNzE3NTo1NDQyNTc4NzU2Mjc3OTQ=:https://www.facebook.com/apcdcentral/posts/544257875627794

10. SITE BEM ESTAR: SHAKES PARA EMAGRECER PODEM SER USADOS À LONGO PRAZO. Disponível em:http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/shakes-para-emagrecer-podem-ser-usados-a-longo-prazo/2932230/

11. SITE G1: ENTENDA OS RISCOS DO USO INADEQUADO DE SHAKES PARA EMAGRECER. Disponível em:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/entenda-os-riscos-do-uso-inadequado-de-shakes-e-chas-para-emagrecer.html

Prof. Ricco Porto.

Compartilhe esse Texto

Ricco Porto

Esteticista e Cosmetologo. Pós Graduado em Estética Facial e Corporal, Gestão e Docência em estética, Educador, Pós graduado em Docência do Ensino Superior. Mestrando em Educação. Membro representante da Federação Mundial de Massoterapia (World Massage Federation) desde 2014. Sendo a primeira escola Brasileira com esse título. Docente em cursos de Estética e Massoterapia, atuando como profissional dessas áreas há mais de 17 anos. Palestrante Internacional em Workshops, Simpósios e cursos. Diretor do Instituto Ricco Porto desde 2007.

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *